sexta-feira, 15 de abril de 2011

Podia ser tão simples... ou a Teoria do Rectangulo

É verdade... podia ser tão simples!

Vivemos num país com cerca de 650 km de extensão e com uma largura de 220 km e ainda por cima com a forma de um rectângulo.

Se déssemos este exercício a uma criança para fazer ligações rodoviárias entre nós, nos pontos principais, teríamos duas estradas principais de norte a sul do país, uma pelo litoral e outra pelo interior... E mais meia dúzia a ligar os principais pontos horizontalmente... tipo uma grelha. 

Isto significa que, com 8 ou 10 principais estradas, este pais seria todo ligado com uma rede viária funcional, objectiva e ao menor custo.

Vejamos, isto posto em números quilométricos dá 650 vezes 2,  mais 6 vezes 220 o que perfaz 2.580 km de autoestradas para um pais completamente ligado e operacional.

Em vez desta realidade simples o que infelizmente temos são 2.628 km em auto estradas, acrescidas de mais 9 IP's e 37 IC's o que dá mais ou menos o dobro do que em teoria necessitamos. 

Mais os custos de manter estas estradas operacionais  e suportar os contratos exorbitantes das concessionárias a quem pagamos de uma forma ou de outra quer seja cada um de nós quando usa ou como estado por cada um de nós que não as usa... comes por ter cão e por não ter o dito!

Fomos influenciados por políticos corruptos e incompetentes com maus gestores de obras públicas, cedendo a amigos e pagando  favores, fazendo o pais assumir um custo desnecessário e ficando funcionalmente errado e enormemente CARO!

E podia ser tão simples...

Era só ser feito por uma criança 

Força Portugal... força Portugueses.

Fiquem bem... se puderem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares