quinta-feira, 31 de março de 2011

A lógica do insucesso governativo

Ora bem, estava eu a pensar porque estamos há décadas a ser mal governados sem nós como povo percebermos muito bem onde está o problema. Pois bem, é uma questão de lógica. 

Vejamos, o que é um politico? Alguém minimamente inteligente, bem falante, com características comerciais tanto como pessoa como profissional, na sua profissão de politico. 
Nem sempre verdadeiro pois por vezes a verdade é inconveniente, logo mentiroso; cínico, pois tem muitas vezes de agradar a quem não gosta ou dele não gosta; maquiavélico pois deve ter sempre uma ideia ou ideal posto no final de cada conjunto de ações que leva a cabo, e conseguir orquestrar um plano para o conseguir  no final; e também como é óbvio... "mafioso"! Sim porque  todos sabemos que na politica os apoios se pagam e se cobram, é parte muito importante das regras do jogo. 
Tem uma capacidade nata por saber dizer aquilo que o interlocutor pretende ouvir e usar as palavras como peças de um puzzle que no final dá... uma imagem preciosa para quem houve.

Também sabemos que, se o tempo coexistisse todo no mesmo segundo, as palavras ditas pelo mesmo politico diriam uma coisa e o seu contrario. Diriam que, o que é verdade também pode, pelos mesmos ou por outras argumentos... ser mentira.

Muito bem, agora que resumi o que é um politico vejamos o que é um partido politico? 
É um conjunto de políticos unidos por ideais ou na maioria dos casos por interesses. Singrar na sociedade e nos cargos sociais, subir na hierarquia e na importância, ganhar poder, dinheiro e influência.

E um líder partidário? É o melhor dos políticos, ou seja; o mais bem sucedido nas características que definem este tipo de profissionais.
Quero dizer, o mais inteligente, o mais bem falante, o mais comercial, o mais mentiroso, o mais cínico, o mais maquiavélico, o mais "mafioso"  e finalmente o que melhor sabe dizer aquilo que o interlocutor pretende ouvir. 

E quem governa o nosso país? O lider partidário do partido politico que vence as eleições.
Estamos perdidos! E não nos safamos nunca. Seremos sempre governados por alguém que não gere nem governa. Trabalha para satisfazer objectivos próprios e de interesse, e não é verdadeiro. Pior é impossível.

Como dizia numa rádio bem conhecida: "se calhar, valia a pena pensar nisso."

Fiquem bem... se puderem.

Força Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares